Prova do Segundo Ano (Gabarito)

1)Uma sombra desceu sobre o cenário até há pouco iluminado pelas vitórias aliadas. Ninguém sabe o que a Rússia soviética e sua organização internacional comunista pretendem fazer no futuro imediato e quais os limites, se é que os há, para as suas tendências expansionistas e proselitistas.”

Trecho de um discurso proferido por Winston Churchill, primeiro-ministro da Inglaterra, em visita aos Estados Unidos, em 1946.

“O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria mostra-se altamente funcional para as superpotências. E por isso esse sistema persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação, no caso de uma falha acidental.”

Noam Chomsky, cientista político norte-americano, em 1992.

Essas duas afirmativas apresentam posições sobre a Guerra Fria, a qual se define como a divisão do mundo, após a Segunda Guerra Mundial, em dois blocos: o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco comunista liderado pela União Soviética. Sobre o assunto, é correto afirmar:

X)

Embora no Ocidente tenha se difundido o conceito de Guerra Fria em nome da defesa da democracia, o fato é que ambos os blocos dele se valeram para justificar o armamentismo.

b)

O discurso de Churchill, proferido após a derrota da Alemanha nazista, é uma resposta à invasão russa em países europeus fragilizados pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial.

c)

As palavras de Chomsky reafirmam, décadas mais tarde, o receio de Churchill em face da ameaça soviética e revelam que, nos países de língua inglesa, havia consenso sobre a necessidade de uma atitude defensiva diante do bloco comunista.

d)

Embora um dos principais desdobramentos da Guerra Fria tenha sido a corrida armamentista, não se experimentou conflito militar algum nesse período.

e)

O Brasil, de 1946 a 1964, adotou uma posição de neutralidade em relação às duas superpotências, alinhando-se aos Estados Unidos somente com o advento das ditaduras civil-militares.

2)Considere o trecho abaixo, sobre a Guerra Fria:

[...] apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência.

(HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX, 1995, p. 224.)

Sobre o tema, é correto afirmar:

a)

Os EUA possuíam maior quantidade de países aliados, enquanto a influência da URSS era maior quanto à extensão territorial total, o que equilibrava suas forças.

X)

Uma característica marcante da Guerra Fria é que, em termos objetivos, o perigo de ocorrer uma guerra era mínimo, quase inexistente.

c)

EUA e URSS respeitavam a orientação do Protocolo da ONU de não desenvolverem nem manterem arsenais nucleares durante a Guerra Fria.

d)

Ao final da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS firmaram um acordo, no sentido de não se atacarem mutuamente, nem os aliados uns aos outros.

e)

Durante a Guerra Fria, a propaganda foi pouco utilizada pelas duas superpotências como recurso para estabelecer limites nas ações do adversário.

3) A respeito do Nazismo, é correto afirmar que:

1) o regime nazista contou com o apoio dos anticomunistas, antidemocráticos e antiliberais.

2) Adolf Hitler, líder do Partido Nacional Socialista Alemão, chegou ao poder em 1933 e, logo no início, impôs um regime totalitário e de perseguição aos judeus.

4) o regime nazista se baseava no princípio da superioridade da raça ariana, mas procurou desenvolver políticas econômicas que incorporassem todas as raças indistintamente.

8) o regime nazista, apesar de intitular-se Nacional Socialista, desenvolvia uma política econômica neoliberal, que impedia que o Estado pudesse intervir nas questões de domínio econômico.

16) Adolf Hitler desprezava judeus, ciganos, marxistas e todos aqueles que não manifestavam um sentimento nacionalista.

Soma_19_

4) “Muito mais que apenas discriminação ou preconceito racial, o racismo é uma doutrina que afirma haver relação entre características raciais e culturais e que algumas raças são, por natureza, superiores a outras.

(…) O racismo deforma o sentido científico do conceito de raça, utilizando-o para caracterizar diferenças religiosas, lingüísticas e culturais.” (CARNEIRO, M. L.T. O racismo na História do Brasil. São Paulo: Ática, 1994. p. 6.)

Se o conhecimento da História é o estudo do passado para a compreensão do tempo presente, sobre o racismo é correto afirmar:

1)

No Brasil, herdaram-se diversos preconceitos do passado escravista, como a imagem de inferioridade do negro e de indolência do índio.

2)

Os novos movimentos nacionalistas na Europa, entre os quais pode-se citar o neonazismo, são herdeiros dos movimentos que se deixaram orientar por doutrinas racistas.

4)

Nos Estados Unidos, o racismo é combatido em nome da eugenia.

8)

Nos campos de concentração, Hitler internou tão somente a população de origem judaica, objeto de sua política de “limpeza étnica”.

16)

O anti-semitismo, que já era difundido em toda a Europa desde meados do século XIX, foi instrumentalizado politicamente pelos nazistas em nome da defesa da raça ariana, o que reforçou o poder carismático de Hitler.

Soma:_19_

5) Morrer pela Pátria, pela Idéia [...]

Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante [...] Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.

Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia:

A)

comunista;

B)

liberal;

X)

fascista;

D)

anarquista;

E)

darwinista.

6)

A Segunda Guerra Mundial teve suas origens nos problemas criados pela Primeira Grande Guerra, que foram agravados pela Crise de 1929. Contribuiu para a deflagração do conflito:

A) a bipolarização do mundo entre a Rússia e os Estados Unidos sob o ponto de vista ideológico, assim como a exclusão das demais nações do processo de desenvolvimento econômico;

X) a adoção da Política de Apaziguamento pelas potências capitalistas européias, que permitiu à Itália e, principalmente, à Alemanha, se reorganizarem militarmente;

C) a assinatura de tratados entre as principais potências da Europa, como a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, que fomentou um clima internacional de tensões e de agressividade;

D) o acirramento da corrida amamentista entre as potências imperialistas, devido ao fortalecimento econômico e político da Inglaterra no contexto mundial, resultante da sua ação imperialista;

E) o desenvolvimento da política expasionista do pan-eslavismo, apoiada pela França, em oposição à política alemã do “espaço vital”, que acarretou problemas diplomáticos entre as duas nações e a conseqüente invasão alemã à região da Alsácia-Lorena.

7) Os campos de concentração nazistas eram:

A)

lugares de reabilitação de doentes mentais, criminosos comuns e prisioneiros políticos, adversários do Nazismo;

B)

instalados apenas na Alemanha e na Argentina, neles, foram alojados, durante a Segunda Guerra Mundial, judeus, homossexuais e comunistas;

C)

lugares de execução sumária a imediata de inimigos nacionais alemães e de pessoas que se recusavam a trabalhar;

D)

instalados para acolher os imigrantes que, vindos da Europa Oriental, tentavam penetrar no território do Terceiro Reich sem autorização;

X)

lugares onde os considerados – indesejáveis – eram submetidos a humilhações, trabalhos forçados ou execuções em massa.

8) “Os inimigos dos nazistas conseguiram ver pela primeira vez seu momento de vingança somente pouco mais de dois anos antes. Em de fevereiro de 1943, um irritado coronel soviético capturou um grupo de emaciados* prisioneiros alemães nos escombros de Stalingrado. ‘É assim que Berlim vai ficar!’, gritou, apontando para os edifícios arruinados em volta.”

(BEEVOR, Antony. Berlim 1945: a queda. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 33)· emaciados – magros, debilitados.

Cite uma conseqüência da Segunda Guerra Mundial.

_Inicio da descolonização da África e da Ásia, Guerra Fria, Corrida armamentista, Separação do mundo em dois blocos, A destruição de Hiroshima e Nagasaki, Fragilização econômica e bélica dos Países da Europa, Siderúrgica nacional Brasileira negociada por Getúlio Vargas com o governo Americano.. .

9) Sobre a Segunda Guerra Mundial, analise as afirmativas a seguir:

I – Uma das causas do conflito foi a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha.

II – O Pacto de Não-Agressão entre URSS e Alemanha garantiu a Hitler no início do conflito a possibilidade de concentrar suas forças na chamada “frente ocidental”.

III – O conflito teve início com a invasão da Polônia pelas tropas alemãs em de setembro de 1939.

IV – Os Estados Unidos participaram do conflito desde o início. Ao contrário da Primeira Guerra Mundial, os soldados dos Estados Unidos foram enviados a Europa já no primeiro ano da guerra.

V – O Dia D (06 de junho de 1944), como ficou conhecido o desembarque de tropas aliadas no Norte da França, tinha o objetivo de fazer os alemães recuarem de volta para o seu território.

De acordo com a análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

A) Todas as afirmativas estão certas.

B) Todas as afirmativas estão erradas.

C) As afirmativas II e IV estão certas.

D) Apenas a afirmativa III está certa.

X) As afirmativas I, II, III e V estão certas.

10) Dentro da China, durante o período da guerra-fria, temos a revolução Maoísta, escreva sobre ela abordando a Revolução Cultura e a Guarda Vermelha.

_A Revolução cultural ocorrida dentro, ou após, a revolução Maoísta consiste na radicalização da esquerda chinesa, ou seja, Mao assim que entra no poder reprime todo tipo de manifestação de natureza não comunista, a exemplo surge a Guarda Vermelha, que eram jovens chineses defensores do regime comunista.________________

11) Mahatma Gandhi foi o líder responsável pela saída dos ingleses da Índia, esse episodio ficou conhecido como revolução pacifica. Por quê?Cite pelo menos um motivo e explique.

_O principio da não violência obedecendo a religião hindu faz com que Gandhi insentive o boicote político e economico aos ingleses, fomentando a desobediência civil e a produção artesanal dos materiais necessários para o cotidiano.____________________________________________________________________________________

12) Após a independência a Índia acaba tendo seu território dividido e é criado o Estado do Paquistão, quais desses motivos revela o motivo pelo qual ocorreu essa divisão:

A) Reservas minerais

B) Vingança da ONU, pois os indianos ficaram independentes da Inglaterra, que é integrante com poder de veto.

C) A Índia tinha um comercio tão intenso que foi preciso dividir em dois governos

X) Questão religiosa, pois os muçulmanos não aceitam um governo hindu.

E) O Paquistão recebeu ajuda do judeus por isso conseguiu instaurar um Estado.

13) A conferencia de Bandung teve papel fundamental na independência de muitos países da África e da Ásia, explique o por que.

_Foi um Reunião de 29 países que assinam um acordo de ajuda mútua aos países que ainda estavam sendo governados por potencias estrangeiras, além dessa ajuda a conferencia serve de exemplo para outros encontros internacionais como a Conferencia dos povos da África

14) A conferência de Berlim foi responsável pela colonização da África, que passou décadas sobre o governo de potencias internacionais, escreva sobre as mazelas causadas ou deixas por esses governos no continente africano.

_Pobreza, racismo, guerras civis (deveriam ter desistido da balada e visto o filme da tela de sucessos, foi dica no twitter)______________________________________________________________________________________

15) A guerra-fria é conhecida por ter sido uma guerra ideológica, mas apesar de não ter havido um confronto direto entre os EUA e a URSS vários outro pais tiveram conflitos motivados por essas potencias, cite 2.

_A divisão das duas Coréias, a guerra do Vietnã, Processo de descolonização da Argélia e de Angola

About these ads

Deixe o seu comentário

Filed under 1

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s