Gabarito Prova do Segundo Ano

As informações contidas nesse gabarito são meramente de carater ilustrativo, as provas são corrigidas a critério do professor.

1 – (AMAM/RJ) A vida de milhões de pessoas em quase todas as regiões do planeta Terra foi influenciada pela REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Sobre a Revolução Industrial são afirmações corretas, EXCETO: (valor 06)

A) As fontes de energia tradicionais (água, vento, força muscular) foram superadas pelas máquinas a vapor e pela eletricidade.
XB) Assim como a Renascença nasceu na Itália, a Reforma Protestante na Alemanha, a Revolução Industrial teve seu início nos Estados Unidos da América.
C) Acelerou o processo de migração do campo para as cidades, contribuindo para o crescimento da população urbana.
D) Contribuiu para o progresso dos meios de transporte e de comunicação, possibilitando a venda de produtos industrializados no âmbito mundial.
E) A luta dos operários, por melhores condições de vida e melhores salários, evoluiu para a formação de sindicatos de trabalhadores.

2 – Em meados do século XVIII, a sociedade européia ocidental passou por um processo global de transformação que marcou o estabelecimento do sistema capitalista como modo de produção predominante.
O conjunto das transformações ocorridas na indústria, no comércio, nos transportes, no sistema bancário e na agricultura, ou seja, na economia como um todo, recebeu o nome de Revolução Industrial.
Dentre as pré-condições deste processo destacam-se: (valor 06)

A) a acumulação de capitais, a preservação da mão-de-obra servil, a retração do mercado e a estagnação tecnológica;
B) o fortalecimento das grandes propriedades, a liberação da mão-de-obra, a redução do mercado externo e o aperfeiçoamento tecnológico;
C) o fortalecimento dos laços de dependência, a ampliação do poderio econômico da nobreza, a exploração da mão-de-obra escrava e a retração do mercado;
xD) a acumulação de capitais, a liberação da mão-de-obra, o aperfeiçoamento tecnológico e a ampliação dos mercados externos;
E) a acumulação de capitais, o trabalho assalariado, a retração do mercado e a estagnação tecnológica.

3 – Baseado nos seus estudos e no cotidiano, podemos afirmar que: “a revolução industrial e o contínuo avanço das tecnologias dos maquinários, fez com que o trabalho do homem fosse substituído pelo trabalho das maquinas.”?Justifique sua resposta e cite exemplo. (valor 06)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – É comum afirmarmos que a primeira fase da revolução industrial ocorreu na Inglaterra com o desenvolvimento da indústria têxtil, em um segundo momento, dessa primeira revolução, temos outros países da Europa entrando no processo de industrialização. Agora caracterize a  segunda revolução. (valor 06)

A utilização de borracha e petróleo como matéria prima e também a utilização da eletricidade como fonte de energia

5 –  Uma das ideologias mais prosperas no período da revolução industrial foi o capitalismo, explique porque o capitalismo atende as expectativas de uma classe burguesa em acessão. (valor 06)

Pois esse sistema político,econômico e social presa pela obtenção de lucros, maior produtividade, ampliação de mercado, manutenção da elite.

6 – Qual foi impacto social do capitalismo na sociedade da revolução industrial, esse impacto ainda é sentido na sociedade atual? Explique. (valor 06)

Aumento da desigualdade social, é cada vez mais evidente essa desigualdade, principalmente, no Brasil onde essa desigualdade se torna ridícula cada vez que observamos como o poder e o dinheiro estão sendo concentrados nas mãos de poucos e aos outros só resta sobreviver ou morrer de fome.

7 – Nacionalismo vai muito além de somente respeitar os símbolos nacionais e assistir a copa do mundo de quatro em quatro anos. Explique como esse sentimento (nacionalismo) influenciou no processo de unificação da Alemanha e Itália. Qual alegação os chefes de estado recorreram para que houvesse essa unificação? (valor 06)

Recorrendo a matriz étnico-cultural e visando a ampliação do mercado consumidor, chefes de estado como o de Piemonte (Itália) e Prússia (Alemanha), deram início e  promoveram a união dos estados independentes, recorrendo ao sentimento de nacionalidade.

8 – A unificação italiana esbarra, quando não recebe o apoio do Papa Pio IX, que só resolve apoiar após o tratado de Latrão. Por que somente após a assinatura desse tratado a Igreja resolve apoiar a unificação? (valor 06)

A Igreja tinha medo de perder o controle sobre os Estados Papais, e como o tratado assegurava esse controle a Igreja passou a apoiar a unificação.

9 – Durante o processo de unificação da Alemanha houve uma intensa disputa entre a Prússia e a Áustria, tendo seu ápice com a criação da liga aduaneira (Zollverein), por parte dos prussianos. Explique o que foi essa liga aduaneira. (valor 06)

A Prússia era a economia mais forte, por isso propõem abolir as barreiras alfandegárias entre todos os estados germânicos, exceto com a Áustria, prevendo assim um enfraquecimento inevitável da rival.

10 – Disserte sobre o liberalismo. (valor 13)

Teoria e Pratica, princípios, beneficiados, prejudicados.

11 – Disserte sobre o Socialismo. (valor 13)

Teoria e Pratica, princípios, beneficiados, prejudicados.

About these ads

Deixe o seu comentário

Filed under Educação

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s