Prova do Primeiro Ano (gabarito)

Valor de cada questão: 5 pontos
1)O Mercantilismo pregava entre suas principais características a Balança Comercial Favorável e o Protecionismo Alfandegário. Estabeleça a relação entre essas duas características mercantis e quais são as conseqüências para o Estado?

R: O Protecionismo alfandegário, ajuda o estado a regular a entrada de produtos estrangeiros, dessa forma ele consegue manter a balança comercial favorável, pois o Estado deve exportar mais do importar, para obter lucro, sendo assim a principal conseqüência é o fortalecimento e o enriquecimento do Estado e da Burguesia.

2)“No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, professor de Teologia da Universidade de Wittemberg, afixou na porta de uma igreja daquela cidade um documento em que eram expostas noventa e cinco teses.”
(Baseado em Elton, G.R., “História de Europa, México, Siglo Veintiuno”, 1974, p.2.)
Martinho Lutero foi responsável por sistematizar as idéias que circulavam em toda a sociedade pós-feudalismo, com relação ao papel da igreja, cite os três principais questionamentos.

R:Lutero afirma que a igreja deve se submeter as leis civis,questiona o poder das imagens e santos, e defende a livre interpretação da bíblia.

3)A Itália foi o berço da cultura do renascimento. Por que?cite dois motivos!

R: O renascimento era a busca pela recuperação da cultura grego-romana, e o centro do império romano ficava exatamente na Itália, então de certa forma eles buscavam uma identidade nos seus antepassados outro motivo que proporcionou foi presença de uma rica burguesia mercantil, principalmente das cidades de Genova e Veneza.

4) O personagem Dom Quixote representava uma nobreza idealizada de forma “debochda”, pois no tempo que Miguel de Cervantes escreveu sua famosa obra (1605-1615) a nobreza já não era mais a classe dominante. Qual e como surge a nova classe dominante?

R:A Burguesia é uma classe que surge nesse período, ela deriva dos famosos burgos medievais, que eram pequenas vilas de comerciantes, ou pequenas feiras em volta do feudo. Essa classe ganha destaque, por acumular grandes riquezas, as vezes capazes de auxiliar o proprio Estado, como no caso da colonização brasileira, quando o Brasil foi dividido em vice reinados e doados a grandes proprietarios de terras de Portugal.

5) (UFC) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela Metrópole Portuguesa visaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais.
Assinale a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa Portuguesa adotou para atingir esses objetivos:

X) Dividiu o território em capitanias há hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
b) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes que garantiriam uma produção crescente de açúcar.
c) Dividiu o território em Governações Vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
d) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.

6) Podemos considerar como conseqüências da conquista do continente americano, exceto:
a) ampliação de mercados, maior divisão de trabalho e racionalização de produção;
b) afluxo de metais preciosos para o continente europeu,utilizados, principalmente, no pagamento de produtos orientais;
c) fortalecimento das monarquias nacionais e disputa pelas novas terras;
d) montagem do sistema colonial nos moldes mercantilistas;
X) aprimoramento dos nativos, beneficiados pelo contato com o europeu.

7) A política dominante nas colônias inglesas na América do Norte foi marcada, dentre outros fatores:
X) pelo extermínio sistemático das tribos indígenas;
b) pelo monopólio da produção de alimentos para exportação;
c) pelo uso generalizado de mão-de-obra assalariada;
d) pela exploração em larga escala de metais preciosos;
e) pela ocupação exclusiva das regiões interioranas.

8) “Nos anos 1575-1600, Potosi produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica, que naqueles mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. Outro estimulante para Potosi foi claramente a mão-de-obra barata e abundante fornecida através da mita de Toledo”.
(LESLIE BETHELL. (ORG) História da América Latina: A América Latina Colonial, volume II: São Paulo: Editora da USP: Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 1999, p 141)
A descrição acima reflete o caráter da exploração da mão-de-obra indígena na manutenção da produção econômica colonial, sob o regime da MITA, instaurada pelo Vice-Rei Francisco de Toledo. Podemos definir essa forma de exploração do trabalho como:
a) escravo, decorrente do recrutamento de grupos indígenas que pagavam tributos coletivamente, ficando sob a guarda do colonizador que se encarregava da obrigação de instruí-los na fé católica;
X) forçado, de origem incaica, funcionando através de recrutamento por sorteio em suas comunidades e direcionado especialmente para as atividades intensificadas nas mineração;
c) servil indígena, hereditário, oferecendo à Coroa espanhola impostos em troca de benefícios individuais, tais como concessão de títulos de nobreza e doação de terras para a agricultura;
d) individual e vitalício, recrutando mediante especialização e capacitação, produzindo uma elite trabalhadora altamente remunerada e distanciada da maioria dos outros trabalhadores locais;
e) trabalho livre e voluntário, adotado pela Coroa espanhola para mobilizar grandes contingentes de desempregados que se associaram aos espanhóis e, com o passar dos anos, os sucederam como dirigentes.

9) Jacques Bossuet utilizou argumentos extraídos da Bíblia para justificar o poder absoluto e de direito da realeza, com o lema: “Um rei, uma lei, uma fé”. São características do absolutismo na França:
1) A concentração dos mecanismos de governo nas mãos do rei.
2) A identificação entre Nação e Coroa.
4) A influência do racionalismo iluminista como justificativa do poder absoluto e do “direito divino”.
8) A criação de exército nacional permanente.
16) A ampla liberdade de expressão e de fé.
Soma:_11

10) Muitos pensadores renascentistas formularam princípios que combatiam o autoritarismo político e viam a possibilidade de se construir uma sociedade mais justa e tolerante. Outros, como Maquiavel, inspiraram o absolutismo. Este pensador:
X)destacava que o conflito de interesse marca a sociedade humana, defendendo, assim, a centralização política;
b)apesar do seu pessimismo, defendia princípios democráticos e a ética na política;
c)tinha idéias parecidas com as de Erasmo, autor do Elogio da Loucura;
d)estabeleceu uma forte relação com o pensamento político de Aristóteles;
e)firmou-se como um dos principais pensadores utopistas da época renascentista.

11) Sobre o processo de Expansão Marítima e Comercial Européia, leia atentamente as afirmativas a seguir:
I – A expansão marítima foi vista como uma aventura banal e cotidiana pela sociedade da época, acostumada a grandes desafios como a navegação de grande porte.
II – Os ingleses foram os pioneiros das grandes navegações marítimas pois tinham condições mais favoráveis se comparados com a realidade da Espanha e de Portugal na mesma época.
III – O mercantilismo europeu estimulou o processo de expansão marítima européia.
IV – Portugueses e espanhóis tiveram êxito no projeto de grandes navegações. Prova disso foi a descoberta e colonização da América.

De acordo com a análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

a) Todas as afirmativas estão certas.
b) Todas as afirmativas estão erradas
c) Apenas as afirmativas I e III estão certas
d) Apenas as afirmativas II e III estão certa.
X) Apenas as afirmativas III e IV estão certas.

12) A História e Literatura têm trazido contribuições importantes para compreensão do desenvolvimento das civilizações. Leia o poema Mar Português, de Fernando Pessoa, e assinale a afirmativa correta de acordo com o texto.
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena?
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
X) refere-se à expansão marítima portuguesa durante os séculos XV e XVI, ampliando a esfera política e geográfica do mundo conhecido.
b) explica o mito fundador da colonização do novo mundo a partir da imposição da Coroa Portuguesa e de seus aliados espanhóis.
c) trata-se de uma interpretação idealista da expansão marítima portuguesa, criada a partir das ideias mercantilistas inglesas e francesas do século XIX.
d) critica o modelo histórico que explica o processo de colonização portuguesa em função da mudança do eixo Atlântico para o Mediterrâneo.

13) A expansão marítima comercial européia foi marcada desde o seu início por uma série de atritos envolvendo, principalmente, Portugal e Espanha.
Um deles referia-se ao descontentamento de Portugal com a partilha legitimada pelo papa Alexandre VI, a qual tornava possessão portuguesa todas as terras que se encontrassem a 100 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Estamos nos referindo:
X) à Bula Inter Coetera;
b) ao Tratado de Tordesilhas;
c) ao Tratado de Saragoça;ao Tratado de Saragoça;
d) à Bula Romanus Pontifex;
e) ao Tratado de Lisboa.

14) No conjunto de importantes viagens e expedições marítimas do século XVI, as quais chamamos de “Grandes Navegações”, nota-se clara preponderância dos países ibéricos. A este respeito é correto afirmar:
1) As navegações do período se faziam com recurso exclusivo à bússola, uma vez que ainda não se havia iniciado o estudo da navegação astronômica, isto é, orientada através da observação dos astros.
2) As embarcações adotadas pelos portugueses e espanhóis – as galeras – eram semelhantes àquelas utilizadas pelos navegantes genoveses e venezianos.
4) Por sua localização geográfica, Portugal tornava-se particularmente indicado para promover explorações marítimas: seu litoral se encontra a meio caminho entre o Mediterrâneo e o Mar do Norte, e bastante próximo à costa africana e das ilhas atlânticas.
8) Tanto Portugal quanto Espanha podiam contar com o apoio financeiro de vários comerciantes às expedições, interessados em reatar relações com o Oriente desde a queda de Constantinopla (1453).
16) A Espanha entrou com relativo atraso na disputa com os portugueses pela descoberta de novas terras, em função de sua luta contra os muçulmanos pela reconquista de territórios ibéricos.
32) A precoce centralização monárquica, a consolidação do poder central e a aliança com uma nova classe mercantil possibilitaram a Portugal, desde o início do século XV, estimular a expansão comercial
e as expedições marítimas.
Soma:_60___

15) O absolutismo, apesar de estar nos anseios da classe que surge durante os séculos XV e XVI, foi sistematizada principalmente por dois autores, quais são esses autores e quais as suas idéias.
R:Maquiavel, pregava a união dos e o fortalecimento dos estados italianos. Hobbes pregava o controle físico do ser humano pelo Estado

16) Além da formação de colônias, quais outras características mercantilistas podemos observar na colonização da América do Sul, fale um sobre essa(s) característica(s):
R: Metalismo que a a valorização do metal acima de qualquer coisa.

1 Comentário

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One response to “Prova do Primeiro Ano (gabarito)

  1. Lucas e Jean

    Cadê o gabarito da prova da oitava série professor?Abraço!

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