Gabarito da Prova do Primeiro Ano

As informações contidas nesse gabarito são meramente de carater ilustrativo, as provas são corrigidas a critério do professor.

1 – O austríaco Gerd Honsik, 67, foi condenado no dia 27 de Abril a 5 anos de prisão por negar a existência do Holocausto.

(…)

“É um dos líderes ideológicos da cena neonazista”, disse o promotor Stefan Apostol. Para o promotor, as ideias de Honsik representam perigo porque podem iniciar tumultos entre pessoas desempregadas ou com pouca educação.

Fonte: http://segundaguerra.org/austriaco-e-condenado-a-prisao-por-negar-o-holocausto

Após ler esse fragmento o que podemos afirmar sobre a necessidade do ensino da história? (valor: 06)

A história nos serve como formadora de opinião e identidade, se negarmos nosso passado desprezamos a luta e a morte de milhares de pessoas que forneceram a base do pensamento e estrutura social que temos hoje.

2 – Explique o conceito de Civilização: (valor: 06)

Um grupo de humanos com organização social e cultural, estabelecidos em determinada região da terra.

3 – As primeiras civilizações a se tornarem sedentárias, escolheram a região entre rios para fixar moradia. Como essas civilizações conseguiram sobreviver, já que o solo e o clima são desfavoráveis ao plantio. (valor: 06)

Os rios traziam húmus das regiões altas, o que fertilizava a terra e com as cheias era possível a construção de barragens que armazenavam água para a manutenção da cultura e também para se beber.

4 – Explique o conceito de “Cidade-Estado”. (valor: 06)

Eram pequenas cidades que possuíam um exército próprio, tornando-se independente econômico, político e socialmente das outras cidades que a rodeavam.

5 – A lei de Hamurabi parece ser justa quando se baseia no “olho por olho e dente por dente”, mas explique a relação de injustiça quando aplicada em pessoas diferentes classes sociais. (valor: 06)

O código previa que escravos e empregados faziam parte da constituição de um homem, ou seja, se o homem que tivesse escravos ou empregados arrancasse o olho de outro homem, o culpado poderia ordenar que um de seus escravos ou empregado cumprisse a pela em seu lugar.

6 – Complete a pirâmede social do Egito:

Faraó

Escribas

Mercantes

Camponeses

7 – O povo egípcio teve grande desenvolvimento em diversas áreas, como na matemática e até mesmo na escrita. No que consiste a escrita egípcia e qual era a importância dos escribas dentro do sociedade? (valor: 06)

A escrita egípcia baseada em símbolos que poderiam representar expressões, sentenças e até histórias inteiras com era muito complexa, e se destinava a um grupo fechado de funcionários reais, esses que tinham como dever transmitir as ordens do faraó ao povo e também de registrar os feitos da civilização.

8 – Os Fenícios conseguiram desenvolver uma grande rede de comércio, com isso tiveram também que desenvolver algumas técnicas. Cite algumas e explique a importância de cada uma para a população Fenícia. (valor: 06)

A escrita, para manter os registros das vendas, as embarcações e as técnicas de navegação para ampliar o mercado consumidor.

9 – Como podemos definir a sociedade de Esparta?

Sociedade escravista e militarista.

10 – Qual a importância da mulher e como era a educação dentro da sociedade de Esparta?      (valor:10)

A mulher assume papel de destaque, pois representa a “mãe” dos guerreiros, e a ela tinha como obrigação a “produção” de bons guerreiros por isso praticavam exercícios físicos e participavam de jogos.  A educação era papel da família apenas até os sete anos quando os meninos já eram incorporados ao exército.

11 – Qual era o regime político dentro de Atenas e como funcionava o sistema de leis antes de serem escritas? (valor:06)

O regime político era democrático, e as leis eram feitas segundo os costumes e eram impostas pelos eupatrias.

12 – Quem eram os cidadãos dentro de Atenas? (valor:10)

Os homens acima de dezoito anos e que fossem a segunda geração nascida em Atenas.

Deixe um comentário

Filed under Educação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s