Pesquisa para 8ª série

EQUADOR
Jornalista condenado à prisão
acusa presidente de censura

em 1/4/2010
O jornalista equatoriano Emilio Palacio, condenado a três anos de prisão por difamação, acusou o presidente do Equador, Rafael Correa, de orquestrar a ação contra ele como um alerta para críticos do governo. Palacio, do jornal El Universo, afirma que Correa está por trás da decisão que o condenou, na semana passada, por insultar o presidente da Corporação Financeira Nacional, Camilo Saman. “Ele está ordenando que eu seja destruído”, disse o jornalista.

A organização Repórteres Sem Fonteiras, com sede em Paris, criticou a sentença recebida por Palacio, classificando-a de “inoportuna e desproporcional”. A Sociedade Interamericana de Imprensa expressou preocupação de que Correa queira calar a mídia crítica ao governo da mesma maneira que faz o presidente Hugo Chávez na Venezuela.

O presidente equatoriano nega as acusações de repressão e censura. Já Palacio insiste que não fez nada ilegal ao escrever um editorial em que satirizava Saman por supostamente enviar guarda-costas ao jornal para reclamar de uma matéria. O advogado de Saman, Gutemberg Vera, negou que as queixas de seu cliente contra Palacio tivessem como objetivo intimidar a mídia. “Ele sentiu-se ofendido e insultado pelo editorial”, esclareceu. Saman, que é aliado de Correa, havia pedido a sentença máxima de seis anos de prisão, mas Palacio apelou da decisão. Informações de Gonzalo Solano [AP, 30/3/10]
Fonte:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/

Deixe um comentário

Filed under Educação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s