FUC – Festival Universitário da Canção

Nobres Cavalheiros e Musicais Donzelas

O dicionário define o termo Festival como: adj. 2 gén.;1.  Festivo.s. m.2. Grande festa. 3. Cortejo cívico.. Grande festa musical.

Com mais sentimento, importância, poderia até dizer, com alma, a história do Brasil, principalmente na década de 60, cunhou um novo significado para esse termo, que se configurou como sinônimo de liberdade, espontaneidade, criatividade, militância, dentre tantos outros adjetivos, que me custariam páginas e páginas para ser justo.

Ponta Grossa desde quarta feira vive a emoção de sediar um evento como o Festival Universitário da Canção, aos íntimos FUC.

Falando sobre isso, gostaria de agradecer o Professor Claudio, por lutar o ano todo para proporcionar ao povo de Ponta Grossa eventos culturais de qualidade, como o FENATA e o FUC, depois agradecer as empresas patrocinadoras, tenham certeza que as pessoas estão atentas as marcas associadas a eventos culturais e na hora de fechar um negócio, são essas que procuramos.

Se nos últimos anos o FUC teve apresentações de qualidade e uma estrutura equivalente a sua importância, esse ano o festival conseguiu a superação de todos os seus limites, quando digo isso, falo desde o caderninho onde são apresentadas as músicas, passando pela qualidade dos jurados, até a extraordinária qualidade e profissionalismo de todos os participantes.

Se couber uma crítica ao festival, seria a quase inexistência de propagandas pela cidade e na televisão, se na quinta feira o público era relativamente pequeno, isso porque muitas vezes os festivais ficam presos no guetto acadêmico, onde nos últimos tempos o povo está preso mais a “moda do que a moda de viola”.

Ao guetto acadêmico uma definição de João Bosco por Maria Aparecida Mucci Bradão: “O sentido de historicidade e temporalidade na visão evolutiva dos gêneros literários tornou-se fundamental ao estudo da lírica para que se determine, hoje, sua condição múltipla, polifônica com Emil Staiger, efetiva-se o reconhecimento do caráter impuro e variável das categorias formais de composição dos gêneros, numa perspectiva teórica. Para tanto, contribui o sentido explícito de abertura da obra literária nas poéticas contemporâneas, como modelo de estrutura das possibilidades frui ti vas da obra literária, que vão da condição fundamentalmente ambígua de toda obra de arte a uma postura intencionalmente explícita de abertura na estética contemporânea.”

Ao povo “Bote um babalu para pular no pagode”.

Hoje temos a encerramento do festival, com a presença de um dos maiores nomes da MPB, o cantor João Bosco, nome que quase como uma heresia é associado automaticamente a um respectivo dissonante “Vinícius”, entretanto esse João Bosco que teremos hoje vale realmente a pena conhecer e prestigiar.

Deixe um comentário

Filed under Educação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s